29 de maio de 2010

Dia 4 - Praga/Paris

Oi minha gente!

Demoramos mas cá estamos...como eu tinha dito a partir de agora os posts serão menos frequentes porque a gente não tá com acesso a net no apartamento aqui em Paris, mas ainda não entratemos em Paris, voltemos a Praga no dia 4.

Depois de fazer o check out do hotel deixamos as malas numa estação de trem e saímos pra mais um dia de passeios...ainda tinha bastante coisa que a gente queria ver em Praga e pouco tempo, então fizemos uma rápida seleção do que a gente não queria deixar de conhecer de jeito nenhum.

Qual não foi a nossa surpresa quando ao sairmos na estação de metrô demos de cara com uma apresentaçao na praça em frente ao Rudolfin (casa da Orquestra SInfônica Tcheca) de uma orquestra! Isso porque a gente tava meio desolada de não poder ter dado certo ir a um concerto. Eu fiquei encantadíssima (vejam o diário de bordo).

Partimos para o Bairro Judeu de Praga. Vimos a prefeitura judaica e o cemitério judeu (pelo lado de fora :P). Visitamos a Sinagoga Stranová por dentro. Eu nunca tinha entrado numa sinagoga antes então achei tudo muito interessante.

Partindo do bairro judeu passamos pela Karluv MOst (Charles Bridge ou para os mais chegados Ponte do Carlos...percebam que no último dia eu já tava até sabendo mais ou menos em Tcheco o nome das atrações. Mais uns 2 anos e eu estaria fluente :P~ ). A ponte é cheia de esculturas de santos cheia de detalhezinhos. Pena que não é muuuito bem cuidado, vimos um monte de teia de aranha, sujeira...tá não é como as de Salvador que fede a xixi...

Do outro lado da ponte fomos explorar as margens do rio Vltava. Encontramos um jardinzinho onde tinham uns casaizinhos namorandinhos (INVEEEJAAA! Saudade do meu gordinho :/ ), famílias passeando de boa...um clima delicioso.

Encontramos a John Lennon Wall, que de John Lennon tinha pouca coisa mas eu gostei muuuuito porque tinha uma cara completamente psicodélica, cheia de grafismos e claro, porque é participativa. Quem quiser chega lá e escreve, deixa sua mensagem e pronto. Claro que nada melhor do que Lenon para representar a geração do pensamento livre, leve e solto.

Com o horário apertado demos um pulo rápido no Parque Petrin que é um parque enorme que abriga algumas atrações entre elas um observatório, umas ruínas e um labirinto de espelhos bem divertido.

Na maior correria do mundo, cheia de malas e sem dinheiro (corunas!) tivemos a ajuda divina pra conseguir chegar no aeroporto dentro da hora de fazer o check-in e o vôo ainda tava atrasado! Que beleza, nada melhor do que mais tempo pra passar no duty free...

Mais uma vez eu e Karina podemos ver claramente a mão de Deus cuidando e providenciando as coisas pra gente neste dia.

Bem, a história da noitada no aeroporto de Paris fica pro próximo post...
bjs!


Foto da orquestra. Fiquei super emocionada!



Sinagoga judáica Stranová. Tiramos fotinhas escondidas lá dentro, não podia =X


Cemitério judáico. É uma lápide por cima da outra. Essa é a rua dos melhores souvenirs de Praga...


Ponte de Carlos e a gatinha pousando :)


O carrinho do dia é esse. :P~


Apesar de Praga não ter muitas flores achamos essas em um parque...coisa mais linda!


Inveja! :P


Eu na parede de John Lennon...imagine! Beatles é mesmo um fenômeno no mundo todo...


Miss the hand I wanna hold :)


Observatório no parque Petrin.


Labirinto de Espelhos, divertidíssimo me ver anã, depois gorda, magra, alta...

Os diários de bordo estão sendo gravados mas só serão publicados quando encontrarmos uma conexão decente.

Vou ficando por aqui com esperaçans de conseguir postar sobre Paris em breve! :)

Bjs e obrigada pelos comments!

27 de maio de 2010

Dia 3 - Praga, continuando...

Primeiramente, comentando as impressões de Becky.. =)

Concordo!! Praga é realmente super indecentemente linda! =)

O Castelo de Praga é realmente lindo. E ainda bem que visitamos a maior parte do complexo antes de entrar na Catedral (magnífica e esplendorosa), pq depois tudo por ali ficou no chinelo (aconteceu com o Old Royal Palace..).

Como Becky disse, muitos reis da Bohemia passaram por ali. E inclusive ficaram por ali e não mediram esforços na hora de ser construída a tumba. Rapaiz, teve um que até morreu ali mesmo! Na verdade foi assassinado pelo irmão, acredita? Na porta da igreja! St. Wenceslau que foi assassinado pelo irmão no dia da inaurguração da primeira parte do que hoje é a imensa catedral.

O dia estava muito bonito. A previsão era de nublado com chuvas parciais mas quando chegamos no castelo, abriu o maior sol! E a chuvinha só veio lá pelas 19h. O que não foi motivo para abater essas meninas aventureiras (dá pra perceber pela felicidade na cara das duas na fotinha do guarda-chuva.. afinal, tudo é pelo menos motivo pra foto!).

A temperatura caiu realmente. Mas na rua você encontra todo tipo de gente. Tem os super encasacados e tem também os praticamente "pelados".. rsrs O que tinha de menina de mini-saia e blusa de manguinha e menino de bermuda naquele castelo.. deu inveja em Rebeca (bem, eu vou posar de mais resistente e acostumada ao frio, hahahhah).

Sim, o restaurante Vietnamês! Muito legal mesmo. O ambiente estava super cosy. Como estava chovendo, friozinho e já tínhamos caminhado horrores, o critério de escolha foi "o mais próximo". Mas foi uma escolha super acertada! Vejam o diário de bordo 7. Muito boa a idéia da água: você coloca um talinho de hortelâ bonitinho e duas rodelas de limão. Fica muito refrescante..

Nossa! A Charles Bridge fica deslumbrante de noite!!!! Que coisa linda!!! Dá pra ver vários dos destaques da cidade iluminados.. nossa, só vindo aqui pra ver (isso é uma forte recomendação!!! rsrs). Não é à toa que Rebeca disse que fiquei "doidinha", hahhah

Agora, acrescentando uma história que vale a pena.. rsrs
Vocês estão lembrados que num post anterior Rebeca comentou "Aqui você compra o bilhete de metrô e carimba antes de entrar no trem numas maquininhas. Não tem roleta, não tem cobrador, nada!" Bem, 90% está certíssimo. Realmente está na cultura deles não precisar de fiscalização. Mas a fiscalização é muito necessária no caso dos estrangeiros que já não têm a mesma cultura, concordam? Pensem, duas meninas, super sorridentes e cantarolando no metrô (enquanto os locais são na grande maioria sérios e sozinhos) obviamente seriam turistas.. Rapaiz, eu aqui super distraída, afinal, quem tava cantando no momento era eu.. e fazendo graça com Rebeca. De repente, me aparece um cara me mostrando algo na mão (q pela distração não notei bem o q era). Minha reação super espontânea foi um "no, thanks", como se o cara fosse o maior ambulante (por aqui não rolam essas coisas, mas como eu estou muito mais é acostumada com o Brasil, nem lembrei que as pessoas não costumam ser incomodadas no meio da rua). Notei então uma insistência da parte dele e na mão ele tinha uma credencial em forma de pequeno medalhão. Demorou mas caiu a ficha. Era o cara querendo nossos tickets. E quem disse que eu encontrava? Bolsa de mulher nessas horas não ajuda.. coisa demais. Depois de umas caretas e um esboço de "espera um pouquinho, tio" achei. Tudo certinho! Depois, mil gargalhadas.. Rebeca, que assistiu nos bastidores, faturou as minhas caras de "o que esse cara quer". Realmente hilário..

Bem, mais algumas fotos para dar mais um gostinho..

Cidade mais LINDA! (também em P&B)

Ainda conseguimos pegar o evento da troca da guarda do castelo.

Museu de Brinquedos - com tantas lojinhas de brinquedos pela cidade, Praga não poderia deixar de ter um museu como esse.
Um detalhe da fachada da basílica com São Jorge o santo padroeiro do Oktober Fest (essa é pro pessoa da automação da UFSC)


Pintura no estilo renascentista no teto da igreja.

Achamos um bondoso japinha pra bater uma foto decente nossa.

Olha que construção IMENSA!

Gárgula da catedral St. Vitto (saída de água).

Knock Knock Knock on St Vittos door...

Quanto frio gente!


Ahh, melhor assim.


Reparem nessa senhorinha mais moderninha.


A foto artística do dia...até que aqui não tem tanta flor como eu imaginei, mas ainda assim é linda.

Vista breathtaking da ponte com a maior lua no céu...nós estávamos morrendo de inveja dos casaizinhos namorandinhos que passavam pela ponte.

Nós na ponte e o castelo ao fundo. Essa foto deu o maior trabalho mas vai ficar pra história. Paisagem inesquecível.

Ainda tem mais Praga por vir.
Beijinhos e até a próxima.

#7 Diário de Bordo

#6 Diário de Bordo

Dia 3 - Praga

Praga não é linda e maravilhosa. Ela é indecentemente linda! :DD
Ontem foi o dia que mais caminhamos e que mais batemos fotos até agora.

Depois de acordar de madrugada, fazer meu post e dormir de novo, acordamos tarde pra caramba e acabamos comendo o resto de pizza no quarto do hotel antes de sair (pizza, dormida, lembrei de alguém gordinho que a-do-ra :P)

Fomos direto para o Castelo de Praga do outro lado do rio Vltava. O castelo é uma edificação enorme com vários prédios dentro (igrejas, capelas, mosteiros, museus etc).

No centro do castelo fica St. Vitto que é a edificação mais linda que meus olhos já viram! Em estilo gótico é muuuuuuito cheia de detalhezinhos. Dentro muitos vitrais, imagens, pinturas e esculturas. Muitos reis da Bohemia passaram por ali.

Passamos no Palácio Real que fica pertinho da catedral. Lá estava em exposição a coroa e o cetro dos reis antigos (acho que era uma réplica do original....sabe como é meu tcheco não é muito bom :P)

O dia foi looongo e depois do castelo ainda rodamos MUITO pela região. Apesar de não conseguirmos entrar mais nos locais pois tudo fecha 18h mas ainda tem sol até 21h. Ontem enfrentamos frio e chuva e a temperatura caiu um pouco mais, mas nada que duas blusas, um casaco, uma calça e uma legging e luvas não resolvesse.

Quando bateu a fome achamos um restaurante Vietnamês super legal para comer. Tava tão quentinho lá dentro que pra mim tudo depois disso foi ótimo (a comida, a atmosfera do ambiente, a água, o atendimento, o preço).

Na loooonga volta pro Hotel passamos pela Charles Bridge para avistar Praga a noite. Praga a noite é espetacular! (o que eu vou falar quando vir Paris?) Karina ficou doidinha de um lado pra outro com a câmera sem saber direito do que bater foto porque tudo, pra todo lado, era lindo!

Foi difícil fazer uma seleção de fotos hoje mas depois Karina complementa com as dela.


Mendigo(?) em Praga.


Vista aérea da região próxima ao castelo.


Dentro da Basílica de St. George, estilo renascentista.


Em frente (ou do lado?) da Catedral de St. Vitto.


Uma das belas visões do interior da catedral.


Descobri onde o império da McDonalds começou. :P


Um dos vitrais da catedral em Art Nouveau.


Parada para o chocolate quente com strudel (sim, de novo! mais uma vez e vira uma tradição)


Foto pra Juséééé que brincou de Barbie até os 19 anos de idade. :D


Exausta. E olhe que depois disso a gente andou um MONTE. No fim do dia meu espirro provocava dores na lombar (??)


Típica rua.


Frio e chuva, que beleeeeza...


Uma das vistas noturnas.


Vista norturna do castelo!! (esqueci meu tripé, então tive que me esforçar ao mÁXIMO pra conseguir um bom resultado...)

Vou tirar outro cochilo pra acordar de novo daqui a pouco...normal, neh? :P
Hoje vamos partir para Paris em mais uma looonga jornada.

See ya on board! :)

26 de maio de 2010

Day 2 - Praga (complementando..)

Rapaiz, Rebeca é muito rápida pra atualizar o blog! Rsrs.. Eu fico muito pra trás.. aff, Tata conhece bem as minhas dificuldade (ou preguicinhas) tecnológicas.

Praga é ESPETACULAR!!!! Que cidade maravilhosa! Quero vir morar aqui!! =) Não é à toa que ela está em todos os livros de viagem como uma das cidades mais lindas..

Sobre nosso almoço.. o prato era carne de porco defumada, carme de porco assada, linguicinha, cebola, chucrute, dois tipos de batata e pãozinho. Bem saboroso! Mas faltava uma saladinha. Pra complementar, Becky pediu brocolis (em homenagem ao benzinho dela).
Depois no caminho para o hotel, adivinhem: mais escadas para arrastar as malas, claro. Rsrsr.. agora eu rio, mas na hora é bem sofrido, viu.

Perambulamos uns bons quilômetros pela região da Old Town Square. É impressionante como tem tanta coisa linda, uma do ladinho da outra nessa cidade!! Você se dá por satisfeito por ter visto algo legal ou bonito e, de repente, quando olha pro lado já vem mais!! E o mesmo em riqueza cultural.. muito gostoso mesmo.

Como já está super tarde e amanhã tem muito mais, vou ficar por aqui..
Mais algumas fotinhas!!

Que pratinho mais amarelo! Nem parece a gente..


Essa cidade é realmente romântica e pitoresca!


Tivemos música de fundo!! Tava tendo show de rock aberto na praça.. e também umas tendinhas apresentando temas de saúde.


Apreciando o solzinho no rosto e a vista da cidade de cima da torre da antiga prefeitura.


E que tal o pequeno banquinho que nós achamos??


Outra parte boa do nosso capuccino + strudel foi o cobertor que era oferecido.. tem bastante isso por aqui (e também na Alemanha). Caiu super bem (já que com o sol se pondo, o tempo já estava mais friozinho).


Eu adoro essa fotógrafa!!! =)


Brasões nas fachadas das casas, palácios, castelos e também nos interiores é algo que não falta por aqui. E são muito bonitos..


Eu bem queria levar pra casa (mas o preço estava salgadinho..). Muito bem feitinho!!

Bjinhos.

# 5 Diário de Bordo

# 4 Diário de Bordo

#3 Diário de Bordo

Day 2 - Praga

Como a gripe/alergia não me deixa dormir...cá estou eu novamente pra falar do dia 2.

Depois de uma looonga viagem de trem de quase 11horas (sem tomar banho desde que tinha saído de SSA...PENSE!) Chegamos ao nosso destino cansadas, sujas mas felizes e animadas!

Almoçamos num restaurantezinho bem típico da cidade, tipo num pub (parte de baixo de uma casa). O ruim é que aqui é permitido fumar em quase todo lugar e quase todo mundo fuma, um horror. Comi umas coisas típicas da região (Karina pode explicar o que é, veja bem, ler cardápio e Tcheco me cansa!) e claro depois, não satisfeita com um prato só com proteína e carboidrato branco, pedi uma porção de brócolis (lembrei de você meu bem!)

Fomos para o hotel tomar um banhozinho e partimos para a parte velha da cidade (Old Town) para aproveitar que ainda tinha sol até umas 21h!

Bem, Praga **É** realmente linda como todo mundo fala....não é a cidade mais organizada e moderna do mundo, mas é romântica e pitoresca. Passeando pelas vielas você se sente como se estivesse vivendo em um passado. Superou as expectativas no primeiro dia do passeio.

Ficamos ao redor da Old Town Square vendo igrejas, monumentos, casas...
Subimos na torre da Velha Prefeitura pra tirar umas fotos panoramicas. Muito linda a vista de lá. Dá pra ver praticamente a cidade inteira. Rendeu boas fotos. De cima da torre Praga parecia uma maquete, cada prédiozinho tem um encanto particular, uma beleza singular. Muito fofa! (se é que isso é adjetivo que se empregue a uma cidade)

Tava rolando um show de rock'n'roll na praça principal com uma banca que mais parecia uma imitaçao do Tokyo Hotel, mas cantava em Tcheco. Na praça tinha um monte de tendinhas vendendo sanduíches de salsicha que eu não tive coragem de experimentar mas que tinha sido recomendado por um pessoal que já tinha vindo aqui..

Quando o sol começou a descer o frio começou a pegar. Aproveitamos pra tomar um capuccino com strudel (nada mais clássico por essas bandas). Rodamos mais um monte, ficamos sabendo de uns concertos que iriam acontecer na cidade, entramos em algumas lojinhas de souvenirs, numa livraria...quando entramos em uma loja de óculos qual foi minha alegria ao ouvir alguém falando português! Eu olhei pra cara da mulher esboçando o maior sorrisão e não disse nada. Foi um momento de satisfaçao particular. Como eu não falei nada ela deve ter achado que eu era doida! :D

Escolhemos um lugarzinho bem aconchegante e que tinha jazz ao vivo para jantar. É muito comum por aqui, maravilha! (ai ai quantas vezes eu já não rodei em Salvador buscando alguma coisa similar a preços razoáveis, HUMPF) O interessante é que só dá vontade de jantar depois que o sol se vai, e isso já é lá pras 22h então quando você vai ver já é tardão. Perguntamos o tamanho da pizza (em inglês) e a garçonete respondeu fazendo o gesto de um prato pequeno com as mãos "ok, two pizzas". Qual não foi a nossa surpresa quando a comida chegou, HUaHuaAhuAHUaAHUaAHuA. Das duas uma, ou não existe porção individual pequena aqui ou os Techos comem muito!

Bem, algumas constatações:
1) Vamos acabar com o paradigma que gente loira, branca de olhos claros são bonitas. Tem muuuitas por aqui mas as pessoas bonitas mesmo você conta no dedo...
2) Coisas caras são caras em qualquer lugar do mundo (óculos Prada, roupa Lacoste, caneta Mont Blanc etc.)
3) Sobre o Transporte Público. Aqui você compra o bilhete de metrô e carimba antes de entrar no trem numas maquininhas. Não tem roleta, não tem cobrador, nada! Se por um acaso você for pego zanzando dentro do metrô sem o ticket carimbado...MULTA! A gente já andou algumas vezes de metrô aqui e nunca vimos ninguém epdir ticket nem nada. É bem interessante como está na cultura não precisar de fiscalização para que eles paguem pelo uso do transporte.
4) O clima aqui é beeeeem seco. Meu cabelo a-do-rou, tá lissérrimo, já a pele...

Vou tentar tirar mais um cochilo antes de Karina acordar senão eu passo o dia grogue.

Abaixo segue algumas fotinhas.


"Café da manhã" no trem.


É porque nem com desenho dá pra entender as placas por aqui, pqp.


Minha porção de brócolis em homenagem ao meu benzinho. :)


Sanduíches que são vendidos na praça. Quem tiver coragem, coma! :P



Subida para a torre.


Uma das vistas da cidade lá de cima. Sensacional!


Igreja De Nossa Senhora Diante De Týn


Foto artística da vista de cima da torre.

Detalhe básico...todos os turistas aqui possuem DSLR enooorrrmeeees. Cano é básica, o que tem de Nikon entre outras não é brincadeira. Minha câmera se sentiu um brinquedinho...


Uma das poucas fotos das duas juntas (e que sacrifício que foi pra tirar).


Pai, essa é pra você. Coca-cola tá em todo canto (e custa o mesmo que água).


Polo novo? Quase faço uma oferta em troca do Peugeot.


Foto diante da antiga prefeitura, pra provar que eu estava lá mesmo. :D


Por-do-sol às 9 e pouca.


Loja de marionettes (nem sei como escreve).


Strudel+capuccino, hmMmMMm... =9


Karina e nossas pequenas pizzas!